O Supremo Tribunal do Gabão confirmou o resultado da eleição presidencial, vencida pelo presidente Ali Bongo Ondimba com 50,66% dos votos válidos contra 47,24% para o oposicionista Jean Ping.
Ali Bongo está desde junho de 2009 no poder, que herdou com a morte do pai, Omar Bongo Ondima, ditador desde 1967 deste pequeno país da costa atlântica da África Central, rico em petróleo, com apenas 1,5 milhão de habitantes e a terceira maior renda per capita da África subsaariana.
Depois do anúncio inicial da vitória, a oposição saiu às ruas. Houve tumultos e saques. Agora, a polícia promete dispersar qualquer manifestação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário