A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou hoje através de sua agência de notícias na Internet a responsabilidade por um ataque a facadas que deixou nove feridos ontem à noite num centro comercial da cidade de Saint Cloud, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Uma vítima corre risco de vida.
O terrorista, morto pela polícia, foi identificado como Dahir Adan, um estudante de comunicação de 22 anos e origem somaliana. Seu pai negou qualquer participação do filho em atentados.
"Nós confirmamos que ele perguntou pelo menos a uma pessoa se era muçulmana antes de atacar" e "fez referências a Alá", declarou o chefe de polícia da cidade.
Eram cerca de 20h em Saint Cloud (22h em Brasília) quando o terrorista entrou no centro comercial da cidade, de apenas 70 mil habitantes. O terrorista tinha ficha na polícia por pequenas infrações de trânsito consideradas de menor gravidade.
A reivindicação de autoria mantém um padrão do Estado Islâmico de estimular a ação dos chamados lobos solitários, as células terroristas de um homem só, e de assumir a responsabilidade de todos atos cometidos por simpatizantes do grupo. Não significa que a cúpula da milícia baseada no Iraque e na Síria tenha conseguido organizar um ataque terrorista nos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário