O Domo de Ferro, o escudo de defesa antimísseis de Israel, abateu hoje um foguete que saiu de rota durante a guerra civil da Síria e invadiu o espaço aéreo israelense na região das Colinas do Golã, ocupadas na Guerra dos Seis Dias, em 1967, noticiou a agência Reuters.
A Síria nunca assinou um acordo de paz com Israel. Financiava e armava grupos rebeldes palestinos, mas a fronteira entre os dois países permaneceu tranquila desde a Guerra do Yom Kippur, em 1973.
Houve vários incidentes nos cinco anos e meio de guerra civil na Síria. Agora, pela primeira vez, o Domo de Ferr foi acionado. As Forças de Defesa de Israel estacionaram várias baterias antiaéreas em várias regiões de fronteiras. Seu maior uso costuma ser contra foguetes disparados por militantes palestinos da Faixa de Gaza.
O sistema de defesa antimísseis israelense só é acionado quando há ameaça a regiões povoadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário