Uma operação conjunta dos exércitos do Níger e do Chade matou pelo menos 38 rebeldes da milícia extremista muçulmana nigeriana Boko Haram na região de Difa, no Sul do Níger, na África Ocidental. Dois soldados saíram feridos, noticiou o jornal árabe Asharq Al-Awsat.
A operação foi realizada de segunda a quarta-feira nas vilas de Gueskeru e Tumur, situadas a cerca de 30 quilômetros da cidade de Difa. Os dois exércitos também aprenderam grande quantidade de armas e munições, afirmou o porta-voz do Exército do Níger, Moustapha Ledru.
Os terroristas contra-atacaram em Gueskeru na quarta-feira à noite, sem matar ninguém. "O ataque causou uma psicose na população. Os assaltantes incendiaram casas e lojas, rombaram comida e medicamentos, saqueando lojas e farmácias", declarou um funcionário de uma organização não governamental à Agência France Presse (AFP).
Em sete anos desde que aderiu à luta armada, o Boko Haram, que hoje se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, provocou uma guerra civil com total de mortes estimados em pelo menos 20 mil pessoas na Nigéria, no Níger, no Chade e em Camarões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário