Pelo menos 90 pessoas foram mortas ontem e hoje em bombardeios aéreos das Forças Aéreas da Rússia e da Síria contra áreas dominadas por rebeldes, antes do início de um cessar-fogo na guerra civil síria previsto para começar ao pôr-do-sol desta segunda-feira.
Em Alepo, pelo menos 18 civis foram mortos. O maior ataque foi no sábado a um mercado público em Idlibe, uma cidade em poder dos rebeldes, onde mais de 60 pessoas morreram. Entre os mortos, há pelo menos 13 mulheres e 13 crianças.
O cessar-fogo de uma semana visa a permitir o acesso de ajuda humanitária a áreas sitiadas, facilitar o combate dos Estados Unidos e da Rússia, mediadores do acordo, às organizações terroristas Estado Islâmico do Iraque e do Levante e Frente de Luta no Levante, que estão excluídas da trégua, e preparar o ambiente para o reinício das negociações de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 11 de setembro de 2016
Bombardeios matam 90 pessoas antes da trégua na Síria
Marcadores:
bombardeio,
Cessar-fogo,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
Frente de Luta do Levante,
Guerra Civil,
Negociações de Paz,
Rússia,
Síria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário