O Japão está disposto a fornecer novos barcos para a Guarda Costeira do Vietnã aumentar a capacidade de patrulhar suas águas territoriais por causa da disputa com a China no Mar do Sul da China, revelou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo.
A promessa foi feita num encontro entre os primeiros-ministros japonês, Shinzo Abe, e vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, durante a reunião de cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) realizada em Vientiane, a capital do Laos.
No mesmo encontro, o Japão havia prometido ajuda militar às Filipinas e à Malásia, que também disputam o Mar do Sul da China com o regime comunista chinês.
Os Estados Unidos também aumentaram a ajuda às Filipinas. Hoje, o presidente Barack Obama defendeu a decisão da Corte Permanente de Arbitragem, um tribunal internacional com sede em Haia, na Holanda, de rejeitar os "direitos históricos" reivindicados pela China sobre 90% do Mar do Sul da China.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário