Uma nova pesquisa divulgada pela televisão americana CNN dá uma vantagem de dois pontos percentuais ao magnata imobiliário Donald Trump, candidato do Partido Republicano, sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, do Partido Democrata, na disputa pela Presidência dos Estados Unidos.
Trump tem 45%, contra 43% para Hillary, 7% para o candidato libertário, Gary Johnson, e 2% para a verde Jill Stein.
Há uma forte tendência dos jovens votarem em Hillary (54% a 29%) e dos adultos acima de 45 anos preferiram Trump (54% a 39%).
A maioria dos brancos sem curso superior favorecem Trump em larga medida (68%), enquanto 49% dos graduados em universidades declararam voto na democrata.
Na média das pesquisas nacionais só com Hillary e Trump, a democrata tem uma vantagem de 3,3 pontos percentuais. Ela também lidera quando são incluídos Johnson e Stein, por 2,4 pontos percentuais.
Desde 1952, o candidato que estava à frente nesta altura da campanha, a 62 dias das eleições, conquistou a Casa Branca. Hoje as posições políticas estão mais radicalizadas, as campanhas são mais longas e os eleitores têm uma longa campanha, a televisão e a Internet para se familiarizar com os candidatos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário