O Comando Conjunto de Operações do Iraque anunciou hoje a que forças governamentais reconquistaram a cidade de Chircate, que estavam em poder da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informaram a agência de notícias local Al Iraqia e a televisão pública britânica BBC.
A bandeira do Iraque voltou a ser hasteada nos prédios públicos da cidade, anunciou um porta-voz militar. Dezenas de milicianos do Estado Islâmico teriam morrido em bombardeios da coalizão aérea de 65 países liderada pelos Estados Unidos.
Ainda há jihadistas em ação nos arredores da cidade e na província de Saladino, mas a vitória é mais um passo rumo à retomada de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, conquistada pelo Estado Islâmico em 10 de junho de 2014 e virtual capital no Iraque do califado proclamado pelo grupo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário