Com a cobertura da Força Aérea dos Estados Unidos, o Exército do Afeganistão deve iniciar dentro de três a quatro dias uma ofensiva contra a milícia dos Talebã (Estudantes) nas arredores de Tarin Kot, a capital da província de Urusgã, noticiou a agência Reuters citando fontes governamentais.
Os extremistas muçulmanos invadiram a cidade em 8 de setembro. Chegaram perto do palácio do governo e da chefiatura de polícia, mas o combate se deslocou para uma área a nove quilômetros do centro da cidade.
Nos últimos meses, outras duas capitais de província, em Helmande e Kunduz, estiveram sob ameaça dos jihadistas. Há operações anti-insurgência em 15 das 34 províncias afegãs.
Quase quinze anos depois da invasão do país pelos Estados Unidos para punir a rede terrorista Al Caeda, que tinha suas bases lá, e o regime extremista muçulmano dos Talebã, que a acolhia, a Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história americana.
A milícia dos Talebã continua sendo uma ameaça à estabilidade política do país e a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante tenta se infiltrar. Isso afasta a possibilidade de uma retirada total dos EUA em futuro próximo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário