Depois de um cessar-fogo de dez dias, por ordem do presidente Petro Porochenko, o Exército da Ucrânia retomou hoje as operações militares para restaurar a "integridade territorial do país".
Desde a madrugada, forças ucranianas atacaram bases e redutos dos rebeldes que tentam anexar o Leste do país à Federação Russa, informou o presidente do Parlamento, Olexander Turchinov. A ofensiva foi anunciada dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, pediu ao Conselho da Federação que anulasse uma autorização para enviar tropas à Ucrânia.
Mais de 400 pessoas foram mortas desde o início do conflito no Leste da Ucrânia, no início de abril de 2014. Os rebeldes teriam aproveitado a trégua para atacar a infraestrutura do país e proteger seus redutos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário