A economia do conjunto dos 17 países que usam o euro como moeda e a da União Europeia como um todo recuaram 0,2% no segundo trimestre de 2012. A Alemanha, maior economia do continente, avançou 0,3% e a França, a segunda maior, ficou estagnada, informa a Eurostat, agência oficial da estatísticas da UE.
Entre os países em dificuldades para honrar suas dívidas, a Grécia encolheu 6,2% na comparação anual, como anunciado ontem. Portugal recuou 1,2%. A Itália e a Espanha também tiveram resultados negativos.
A produção industrial na Zona do Euro caiu 0,6% em junho depois de avançar 0,9% em maio. Na UE, a contração foi de 0,9% em junho após alta de 0,8% no mês anterior. Nos 12 meses até junho de 2012, houve uma queda de 2,1% na Zona do Euro e de 2,2% na UE como um todo.
Apesar das más notícias, as bolsas da Ásia fecharam em alta e as da Europa caminham no mesmo sentido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário