A plataforma eleitoral do Partido Republicano para as eleições presidencial e legislativas de 6 de novembro de 2012 deve incluir uma proposta de emenda constitucional determinando a proibição total do aborto, inclusive nos casos de estupro e incesto, revelaram jornalistas que tiveram acesso ao anteprojeto.
O tema adquiriu uma nova dimensão quando o deputado Todd Akin, candidato ao Senado pelo estado de Missouri, falou em "estupro legítimo", dizendo que mesmo nesses casos a mulher tem condições de impedir a fecundação, como se isso fosse possível num ato de violência sexual.
Diante da reação negativa, o candidato republicano à Casa Branca, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, pediu a Akin, informa o jornal The Washington Post, que desista da candidatura para não dar munição à campanha do presidente Barack Obama, que apresenta a oposição como extremista em questões sociais.
A uma semana da convenção nacional do partido que vai consagrá-lo como candidato, Romney reduziu a vantagem de Obama para 48%-44%. Com a margem de erro da pesquisa, os dois estão tecnicamente empatados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário