sexta-feira, 3 de agosto de 2012

EUA criaram 163 mil empregos em junho

A economia dos Estados Unidos abriu 163 mil vagas de emprego a mais do que fechou no mês de julho, batendo a expectativa do mercado, que era de 100 mil. Foi o melhor resultado do mercado de trabalho em cinco meses, mas o índice de desemprego subiu de 8,2% para 8,3%. O saldo de junho foi revisado para baixo a 64 mil.

Isso significa que há mais gente trabalhando e mais gente procurando emprego na maior economia do mundo, que ainda enfrenta os efeitos devastadoras da crise financeira de 2008.

É um motivo de preocupação para o presidente Barack Obama. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, nenhum presidente americano se reelegeu com taxa de desemprego acima de 7,2% no dia da votação.

"O aumento no índice de desemprego anunciado hoje é mais um duro golpe para as famílias da classe média", disse o candidato republicano Mitt Romney, citado pelo jornal The New York Times.

A três meses das eleições de 6 de novembro, resta a Obama dizer que recebeu um país arrasado e que as propostas de Romney são semelhantes às ideias de um certo George Walker Bush, que vive num exílio interno por ter sido um dos piores presidentes da História dos EUA.

Nenhum comentário: