Os rebeldes que lutam há um ano e cinco meses contra a ditadura de Bachar Assad na Síria anunciaram hoje ter abatido o primeiro avião de guerra das forças governamentais e capturado o piloto. A mídia oficial afirma que o aparelho teve problemas mecânicos.
Se os rebeldes conseguiram armas capazes de neutralizar os bombardeios aéreos, pode ser uma grande mudança no campo de batalha. O governo sírio ainda tem mais poder de fogo, mas o momento é favorável aos rebeldes do ponto de vista moral.
Nos últimos 17 meses, cerca de 150 mil sírios fugiram do país e mais de 20 mil refugiados iraquianos voltaram para casa. Só a Turquia recebeu mais de 60 mil sírios.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário