Apesar das tentativas de sabotagem, o Irã instalou centenas de novas centrífugas e pode estar acelerando o processo de desenvolvimento de uma bomba atômica neste momento em que as negociações com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas estão estagnadas, informam diplomatas que esperam que isso apareça num novo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
As novas centrífugas estão sendo instaladas numa base militar próxima à cidade sagrada de Kom considerada praticamente invulnerável, informa o jornal The New York Times.
O relatório vai dizer ainda que o objetivo imediato do programa nuclear iraniano é aumentar o teor do urânio enriquecido para 20%, necessário para uso em reatores médicos.
Para fazer uma arma nuclear, o urânio precisa ser enriquecido a 90%. Mas enriquecer urânio a 20% é um passo a mais rumo à bomba.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário