Um engenheiro discreto que virou herói por ser o primeiro homem a pisar na Lua, o americano Neil Armstrong, morreu hoje aos 82 anos de complicações de uma intervenção cardiovascular, informou sua família.
Como comandante da nave Apolo 11, ele foi o primeiro a desembarcar na Lua, em 20 de julho de 1969 e descreveu assim aquele momento histórico: "Um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a humanidade".
Armstrong sempre foi descrito como um herói relutante que acreditava estar apenas fazendo seu trabalho. Ele e Edward Aldrin caminharam três horas na Lua, tiraram fotos e coletaram amostras de poeira e rochas.
A conquista da Lua marcou a vitória dos Estados Unidos na corrida espacial, iniciada em 4 de outubro de 1957, quando a União Soviética lançou o Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário