As procuradorias dos estados de Nova York e de Connecticut intimaram sete bancos a dar explicações num inquérito sobre a manipulação da Libor, a taxa de referência interbancária do centro financeiro de Londres, usada para calcular transações estimadas em US$ 800 bilhões por ano, informou hoje a agência de notícias Bloomberg.
Os bancos americanos Citigroup e J P Morgan Chase, os britânicos Barclays, HSBC e RBS, o suíço UBS e o alemão Deutsche Bank terão de entregar documentos à Justiça dos Estados Unidos. Vários clientes apelaram aos tribunais alegando terem sido lesados pela manipulação.
A Libor é uma taxa de referência interbancária calculada com base nas taxas de juros praticadas por um grupo de bancos internacionais do qual as sete empresas intimadas fazem parte.
No pior momento da crise, em que o crédito interbancário praticamente secou, os bancos manipularam as taxas para dar uma aparência de normalidade. Agora, afirmam ter sido pressionados por bancos centrais a fazer isso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário