quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Equador decide amanhã se dá asilo a Assange

O Equador anuncia nesta quinta-feira se aceita o pedido de asilo do australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que teve sua extradição para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual, aprovada pela Justiça do Reino Unido.

Assange se considera vítima de uma conspiração para ser levado para os Estados Unidos, onde é procurado por revelar mais de 250 mil documentos sigilosos do Departamento de Estado. Em 19 de junho de 2012, esgotados todos os recursos contra a extradição, ele se refugiou na Embaixada do Equador em Londres.

Por força de um mandado de prisão europeu, o Reino Unido tem a obrigação de entregar Assange à Justiça da Suécia, na presunção de que ele terá direito a um julgamento justo em qualquer país da União Europeia.

Mesmo que obtenha asilo no Equador, Assange vai precisar de um salvo-conduto do governo britânico para chegar até o aeroporto. Ele não tem nem como sair da embaixada, que fica num primeiro andar, direto no estacionamento, onde um carro oficial da representação equatoriana teria direito a imunidade diplomática.

Assim, Assange pode ser preso mesmo que seu pedido de asilo político seja aceito.

Nenhum comentário: