segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Primeiro-ministro sírio deserta e foge para Jordânia

Riyad Hijab
O primeiro-ministro da Síria, Riad Farid Hijab, fugiu para a Jordânia com sua família depois de denunciar a brutalidade do regime, anunciou hoje o Conselho Nacional Sírio, principal órgão político dos rebeldes que lutam há um ano e cinco meses contra a ditadura de Bachar Assad.

É o funcionário mais importante a desertar até agora, em pouco menos de um ano e cinco meses de revolta popular. Era o mais importante membro sunita do governo. A televisão estatal disse que ele foi demitido.

"Anuncio hoje minha deserção deste massacre e do regime terrorista, e declaro que me uni às fileiras da revolução pela liberdade e a dignidade. A partir de hoje, sou um soldado desta revolução abençoada", declarou o primeiro-ministro em texto lido por um porta-voz na rede de televisão árabe especializada em notícias Al Jazira.

Ex-ministro da Agricultura, Hijab estava na chefia do governo há apenas dois meses, quando Assad realizou uma reforma ministerial depois de eleições realizadas para dar uma satisfação ao então mediador Kofi Annan, enviado especial da Liga Árabe e das Nações Unidas para negociar a paz na Síria. Outros três ministros desertaram com ele.

Annan renunciou à missão na semana passada e acusou as grandes potências do Conselho de Segurança da ONU de não terem impedido que o conflito sírio se transformasse numa guerra civil generalizada.

Pelo menos três pessoas saíram feridas de uma explosão na sede da direção da televisão estatal síria, em Damasco, informa o jornal The Washington Post.

Nenhum comentário: