Em mais uma medida especial para enfrentar a crise, a Dinamarca está pagando para dar empréstimos aos bancos. Para manter a paridade entre a coroa dinamarquesa e o euro em plena crise da moeda europeia, o banco central dinamarquês reduziu sua taxa básica de juros para -0,2% ao ano, informa o jornal inglês Financial Times.
Como o Reino Unido e a Suécia, a Dinamarca optou por não aderir ao euro para preservar sua soberania econômica plena. Na condição de país-membro da União Europeia, faz a maior parte de seus negócios com os sócios. Por isso, decidiu usar juros negativos para manter a cotação da coroa fixa em relação ao dólar e defender assim sua competitividade econômica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário