quarta-feira, 22 de agosto de 2012

"Despenhadeiro fiscal" pode levar EUA à recessão

A economia dos Estados Unidos voltará à recessão, com queda de 0,5% no produto interno bruto em 2013, se o Congresso não evitar os aumentos de impostos e os cortes nos gastos públicos previstos para o início do próximo ano, advertiu hoje o Escritório de Orçamento do Congresso, um órgão bipartidário. O desemprego subiria para 9%.

Se esse ajuste for adiado por mais um ano para não jogar a economia num "despenhadeiro fiscal" e não prejudicar a recuperação, os EUA terão o quinto ano seguido com déficit orçamentário de mais de US$ 1 trilhão.

A campanha do presidente Barack Obama à reeleição imediatamente declarou que a vitória do candidato da oposição, o ex-governador Mitt Romney, jogaria o país num "despenhadeiro fiscal".

Com a nomeação do arquiconservador e falcão fiscal Paul Ryan para candidato a vice-presidente na chapa do Partido Republicano, o déficit e a dívida pública estarão no centro do debate para as eleições presidencial e parlamentares de 6 de novembro de 2012.

O problema é que até agora democratas e republicanos não conseguiram chegar a qualquer acordo para reduzi-los. Esse impasse quase levou à paralisação da máquina federal americana por falta de autorização para o Poder Executivo aumentar o endividamento.

Por esse motivo, não havendo acordo, haverá um corte automático de gastos no valor de US$ 1,2 trilhão, com forte impacto sobre as Forças Armadas. Além disso, o fim dos cortes de impostos da era Bush, em janeiro de 2013, aumentará impostos para 100 milhões de americanos.

Nenhum comentário: