Um imposto sobre transações financeiras com a baixíssima alíquota de 0,03% como proposto pelo Partido Democrata seria capaz de levantar US$ 350 bilhões em nove anos, informa o jornal de internet The Huffington Post.
A Alemanha e a França estão propondo a adoção de um imposto semelhante para refrear a especulação financeira e arrecadar recursos para o fundo de estabilização financeira da Europa. O Reino Unido resiste, alegando que reduziria a competitividade do centro financeiro de Londres diante de Nova York, Tóquio, Hong Kong e Xangai.
A solução seria a adoção do imposto no mundo inteiro, através de um acordo internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário