A agência de classificação de risco Fitch rebaixou agora há pouco o rebaixamento de nota de crédito da Itália e da Espanha, enquanto a Moody's rebaixou o crédito de 21 bancos, nove portugueses e 12 britânicos.
Enquanto a Itália caiu um grau, de AA- para A+, a nota da Espanha baixou dois graus, de AA+ para AA-. Ambas têm perspectiva negativa.
O rebaixamento pode dificultar o acesso a crédito e obrigar a pagar taxas de juros mais altos. Isso não aconteceu com os Estados Unidos, que perderam há dois meses sua nota máxima na avaliação da S&P.
A Itália está sendo obrigada a pagar juros de 5,5% ao ano nos seus títulos da dívida pública com 10 anos de prazo, acima dos 5% pagos pela Espanha, num sinal da desconfiança crescente do mercado em relação à dívida italiana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário