O vice-presidente da Colômbia, Fernando Santos, declarou na quinta-feira que as relações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são "uma bomba prestes a explodir".
Em Caracas, Chávez recebeu a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em viagem previamente agendada. Os dois assinaram acordos para tirar a Argentina de sua grave crise energética.
Chávez ameaçou nacionalizar as empresas colombianas, alimentando ainda mais a tensão.
Hoje os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela devem se encontrar na reunião de cúpula do Grupo do Rio em São Domingos, na República Dominicana. É um encontro potencialmente explosivo.
O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário