Para resolver o problema do "direito de retorno" dos refugiados palestinos às terras que ocupavam, inclusive quando da fundação do Estado de Israel, em 1948, o presidente George Walker Bush propôs ontem, durante sua visita ao Oriente Médio, a indenização dos refugiados e seus dependentes, numa mudança da política oficial dos Estados Unidos.
O direito de retorno é uma das complicações das negociações de paz árabe-israelenses, ao lado das colônias judaicas nos territórios ocupados, das fronteiras definitivas do Estado palestino e da devolução do setor árabe de Jerusalém. Bush busca uma fórmula de consenso, aliás defendida há muito tempo pelo movimento pacifista em Israel e na Palestina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário