As bolsas da Ásia operam em baixa de mais de 2% nesta sexta-feira, com as ações de bancos e do setor financeiro em queda por causa da crise no setor de crédito hipotecário nos Estados Unidos.
Os bancos da Ásia tenham uma exposição muito pequena aos papéis das dívidas podres dos clientes de segunda linha. Mas o maior temor é de um abalo geral na economia com redução do crescimento.
Há dois mitos importantes que exigem exame nesta crise inacabada:
• a crise no setor habitacional não acaba com os cortes de juros nos Estados Unidos, como mostram os prejuízos dos bancos que provocaram queda de 7% do Citigroup em Nova Iorque; seu impacto sobre a economia ainda não pode ser avaliado totalmente e o Federal Reserve quer evitar uma recessão;
• a China e a Índia são dois novos motores importantes da economia mundial, mas ainda não tem peso suficiente para contrabalançar uma crise nos EUA, que é o maior mercado consumidor do mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário