quinta-feira, 9 de março de 2006

Tribo da Amazônia denuncia invasão de suas terras pela soja

No primeiro dia da visita de Estado do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva ao Reino Unido, a tribo primitiva dos enawene nawe, que vive no Mato Grosso, apareceu na TV britânica acusando produtores de soja e madeireiros pela invasão de suas terras e destruição de suas florestas.

“Estes índios tiveram seu primeiro contato com o mundo exterior há 30 anos”, contou Lawrence McGinty, editor de ciência da ITV, falando da região onde eles sobrevivem. “Agora, este contato ameaça sua existência.”

Para outras tribos, como os akuntsu, de Rondônia, não há mais tempo, afirma a organização não-governamental de defesa dos povos primitivos Survival International, com sede em Londres. Só restam seis índios desta tribo.

Os enawene nawe responsabilizam a expansão da fronteira agrícola da soja e do gado pelo desmatamento de suas terras. Acusam o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do mundo, de querem construir uma hidrelétrica em suas terras para fornecer energia para a sojicultura.

Maggi pressiona o governo federal e não reconhecer mais terras indígenas no Mato Grosso.

“A devastação da Amazônia está ameaçando algumas das tribos mais vulneráveis do Brasil, muitas não-contatadas”, comentou Stephen Corry, diretor da Survival. “O pleno reconhecimento de seus direitos sobre suas terras é a chave do seu futuro e não pode mais ser adiado.”

Nenhum comentário: