domingo, 26 de março de 2006

Animação mostra como era a Chancelaria de Hitler

Mais de 60 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a Chancelaria de Hitler ressurge como realidade virtual. Um novo filme de animação mostra como era o centro do poder nazista.

A imagem mostra a fachada do prédio, atravessa portas secretas e desvenda com uma panorâmica um suntuoso jardim interno de onde se vê o Führer olhando pela janela.

Enquanto Hitler estava no poder, ninguém se atreveria a entrar no prédio projetado por Albert Speer, arquiteto privado do Führer sem autorização expressa. Agora o filme permite uma visita virtual ao ventre da besta názi.

Tratando-se de Hitler, da Alemanha e do nazismo, o filme provocou debates e acusações de estimular o neonazismo para a revolta de Christoph Neubauer, que trabalhou no projeto nos últimos três anos. “Não tenho absolutamente nada a ver com os neonazistas”, protestou Neubauer, que mora há quatro anos em Pretória, capital da África do Sul, namora uma negra sul-africana e afirma ter ficado “totalmente surpreso” com a reação na Alemanha.

Se o escritório de Hitler era luxuoso, as salas reservadas aos burocratas eram sombrias e frias. Tudo foi calculado para impressionar os visitantes e demonstrar o poder do nazismo. “A longa jornada do foyer até o hall de entrada vai certamente mostrar a grandeza e o poder do Reich”, escreveu Speer em suas memórias, lembrando que Hitler sentia um prazer sádico ao intimidar os outros.

O filme destrói um dos mitos da propaganda nazista. A Chancelaria de Hitler não foi erguida em um ano. Speer trabalhou quase dois anos até concluir a obra.

Nenhum comentário: