Fotógrafa ligada ao movimento surrealista, Henriette Markovitch, mais conhecida pelo pseudônimo de Dora Maar, foi musa e companheira de Pablo Picasso de 1935 a 1945. Agora seu trabalho como fotógrafa documentando a intimidade do artista está em exposição em Paris, no Museu Picasso, que fica no Marais (Hotel Salé, rue de Thorigny, 3ème arrondisement), até 22 de maio, ao lado da produção de Picasso na época.
A mostra Picasso-Dora Maar 1935-1945 é a primeira a se dedicar exclusivamente a este período na vida do pintor espanhol. Tem 250 trabalhos, quadros de Picasso e fotos de Dora Maar, algumas inéditas, entre elas um impressionante registro do making of de Guernica, um dos mais importantes trabalhos de Picasso, registrando o terror do bombardeio da Luftwaffe, a Força Aérea de Hitler, contra a cidade basca, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário