domingo, 12 de março de 2006

Irã rejeita proposta para enriquecer urânio na Rússia

O governo fundamentalista muçulmano do Irã descarta a proposta russa para enriquecer na Rússia o urânio necessário ao programa nuclear iraniano para fins pacíficos. Era a principal esperança de uma solução política para a crise criada pela suspeita de que o Irã esteja desenvolvendo armas atômicas. O ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, criticou a postura iraniana durante as negociações.

Na quinta-feira passada, diante do fracasso do diálogo com o Irã, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) decidiu enviar o caso ao Conselho de Segurança da ONU, que pode adotar punições, desde sanções econômicas até o uso da força. A Rússia e a China relutam em adotar sanções, temendo que o Irã retalie usando o petróleo como arma política, o que perturbaria ainda mais o mercado internacional com impacto sobre toda a economia mundial.

“As circunstâncias mudaram”, declarou o porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Hamid Reza Assefi. “Temos de ver como agirão os cinco países com poder de veto no Conselho de Segurança” (EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha). Ele acrescentou que o pais não pretende abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear mas pode voltar a enriquecer urânio “em dois ou três dias”.

O governo iraniano ameaça abandonar o TNP se seu direito de desenvolver energia nuclear para fins pacífico não for respeitado.

Nenhum comentário: