O candidato ultranacionalista Ollanta Humala, que tentou um golpe de Estado em 2000 contra o então presidente Alberto Fujimori, está tecnicamente empatado com Lourdes Flores, do Partido Social-Cristão, de centro-direita nas pesquisas sobre a eleição para presidente do Peru, a ser realizada em 9 de abril.
Na última pesquisa, divulgada ontem, Flores caiu dois pontos percentuais, e está com 27% das intenções de voto, contra 26% de Humala, que subiu dois pontos. Outra pesquisa revelou no domingo passado que Flores tinha a preferência de 31% dos eleitores peruanos e Humala de 30%.
Em terceiro na última pesquisa, aparece o ex-presidente Alan García, da Aliança Popular Revolucionária Americana, de centro-esquerda, com 19%, quatro pontos acima do mês passado. Há 22% de indecisos.
Flores, apoiada pelo escritor e ex-candidato a presidente Mario Vargas Llosa, e Humala, apoiado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, devem disputar a presidência numa votação em segundo turno.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário