sexta-feira, 10 de março de 2006

Primeiro-ministro italiano enfrenta urnas em meio a processo por corrupçao

A quatro semanas das eleições na Itália, dois procuradores de Milão denunciaram o primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o marido de uma ministra britânica por corrupção. Eles rejeitaram um pedido de mais tempo feito pela defesa e enviaram à Justiça um processo de 15 mil páginas. O juiz tem agora 30 dias para decidir se aceita ou não a denúncia.

Berlusconi acusou-os de interferir no processo eleitoral. A oposição liderada pelo ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Européia Romano Prodi tem vários pontos de vantagem sobre Berlusconi nas pesquisas para as eleições de 9 de abril.

Os procuradores Fabio de Pasquale e Alfredo Robledo suspeitam que o primeiro-ministro pagou US$ 600 mil como suborno para que o advogado David Mills, marido da ministra da Cultura britânica Tessa Jowell, desse falso testemunho em processos contra Berlusconi nos anos 90. O casal anunciou a separação no fim de semana passado para tentar salvar a carreira política de Tessa Jowell.

Em julho de 2004, Mills confessou ter recebido o dinheiro de “presente” do líder da direita italiana, que é também o homem mais rico da Itália. Depois, mudou sua versão, responsabilizando um empresário napolitano.

Berlusconi foi condenado corrupção diversas vezes, livrando-se em apelações ou por decurso de prazo, com base no estatuto de limitações, aprovado por sua iniciativa. O Financial Times, de Londres, principal jornal econômico-financeiro europeu, observa que os dois acusados podem ser beneficiados pelo estatudo, o que tornaria a denúncia em mais uma cena do teatro político-eleitoral italiano.

Nenhum comentário: