sábado, 11 de março de 2006

Michelle Bachelet assume presidência do Chile

Primeira mulher eleita presidente na América do Sul, Michelle Bachelet assumiu neste sábado a presidência do Chile, diante de representantes de 120 países, para um mandato de quatro anos.

Médica, separada, mãe solteira e socialista, sua eleição em segundo turno em 15 de janeiro passado foi vista como um grande avanço num pais considerado machista. Presa política e exilada durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-90), ela foi ministra da Defesa e da Saúde no governo Ricardo Lagos, ajudando a promover a reconciliação entre militares e civis.

No governo, Bachelet deve manter a linha pragmática e realista adotada pelo Partido Socialista desde que formou a Concertación com o Partido Democrata-Cristão e outras 14 agremiações políticas para derrubar Pinochet. Em 1988, esta ampla coalizão venceu um plebiscito contra o general. Em 1989, o democrata-cristão Patrício Aylwin venceu o candidato da ditadura e, em 1990, acabava o regime militar, acusado por mais de 3 mil mortes e desaparecimento de pessoas.

Sob Pinochet, a ferro e fogo, o Chile realizou uma série de reformas econômicas liberalizantes que estimularam o crescimento do país. Os governos civis que o seguiram mantiveram a política macroeconômica, investindo em políticas sociais para minimizar os efeitos perversos do neoliberalismo à Pinochet.

Hoje o Chile tem a maior renda média por habitante da América Latina, de cerca de US$ 10 mil. Ainda é uma sociedade desigual mas o índice de pobreza caiu para 14%. Bachelet deve manter a linha pragmática do socialismo chileno, identificando-se mais com as políticas dos presidentes Lula e Tabaré Vasquez, do Uruguai, do que com o neopopulismo do líder venezuelano Hugo Chávez e do boliviano Evo Morales. Mas espera-se que dê maior ênfase a políticas sociais, sobretudo de promoção da mulher.

Nenhum comentário: