sexta-feira, 10 de março de 2006

EUA desativam prisão-símbolo da tortura no Iraque

Dentro de três meses, os Estados Unidos vão transferir os 4.537 presos para uma cadeia em construção em Bagdá e devolver ao governo iraquiano a prisão de Abu Ghraib, mal afamada desde a ditadura de Saddam Hussein (1979-2003).

A prisão de segurança máxima de Abu Ghraib, nos arredores da capital iraquiana, tornou-se o símbolo da tortura e dos abusos cometidos por soldados americanos na invasão do Iraque. Em abril de 2004, foram divulgadas fotos de americanos torturando seus prisioneiros com o uso de cães, máscaras e fios elétricos, deixando-os nus e colocando-os em posições humilhantes, muitas sugerindo atos sexuais.

Foi a maior desmoralização para os americanos, minando sua credibilidade junto ao povo iraquiano, que passou a se questionar se esta era a democracia que os EUA prometeram implantar no país depois da queda de Saddam Hussein, em abril de 2003.

A prisão foi construída em 1960. Durante a ditadura de Saddam, ficou famosa como centro de torturas e de execuções sumárias. Estima-se que só no ano de 1984 4 mil prisioneiros foram executados em Abu Ghraib.

Quando as imagens da tortura cometida por americanos foram reveladas, o governo George Walker Bush atribuiu os maus tratos a soldados renegados. Mas como houve tortura na base naval americana de Guantânamo, em Cuba, e em outras prisões militares americanas no Afeganistão e no Iraque, grupos de defesa dos direitos humanos concluíram que havia uma autorização superior do Departamento da Defesa e da própria Casa Branca para usar métodos violentos de interrogação contra suspeitos de terrorismo. O governo americano nega mas as provas são evidentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Nelson!
sou seu aluno na fac da Cidade.

Acho que seu blog seria mais interessante se, ao invés de publicar as notícias do dia, voce publicasse seus comentários e opiniões sobre as notícias do dia.

Afinal, as notícias eu leio no jornal!