terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Câmara dos Comuns aprova casamento gay

Depois de um dia de debates e apesar da divisão da bancada conservadora, por 400 a 175, a Camâra dos Comuns do Parlamento Britânico aprovou hoje em primeira votação o casamento de pessoas do mesmo sexo na Inglaterra e no País de Gales. A Escócia e a Irlanda do Norte, que também fazem parte do Reino Unido, tem autonomia.

O projeto vai agora para a Câmara dos Lordes, que pode adiar mas não impedir a aprovação. Depois, volta à Câmara dos Comuns para aprovação final.

"Foi um passo importante para fortalecer a sociedade", declarou o primeiro-ministro conservador David Cameron. De sua bancada, 136 votaram contra, 127 a favor, 35 não votaram e cinco se abstiveram, informa a televisão pública britânica BBC.

Já o vice-primeiro-ministro Nick Clegg, líder do Partido Liberal Democrata, festejou a decisão como "um marco no caminho para a igualdade. Não interessa quem você é e quem você ama. O casamento é amor e compromisso, não deve ser negado porque alguém é gay. O PLD luta há muito tempo pela igualdade no casamento. É uma política do partido e tenho orgulho de que seja um governo com participação liberal-democrata que o tenha conseguido".

O líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, que votou em peso a favor do casamento gay, afirmou que "foi um grande avanço do Reino Unido rumo à igualdade".

Nenhum comentário: