quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Republicano diz que filho de estupro é desígnio de Deus

Mais uma gafe de um republicano apoiado pelo movimento radical de direita Festa do Chá atinge dá munição ao presidente Barack Obama para caracterizar o ex-governador Mitt Romney como um extremista em questões sociais. Durante um debate ontem à noite, o candidato republicano ao Senado pelo estado de Indiana, Richard Mourdock, declarou ser contra o aborto de feto concebido durante estupro porque é um "desígnio de Deus".

A campanha de Romney imediatamente esclareceu que o governador rejeita esta posição, aceitando a interrupção da gravidez em casos de estupro, incesto ou risco de vida para a mãe: "O governador Romney discorda dos comentários de Richard Mourdock, que não refletem suas visões", declarou a porta-voz da campanha da oposição, Andrea Saul.

Enquanto os outros dois debatedores concordaram com essa visão, Mourdock alegou que só aceita o aborto em caso de risco para a mãe: "Travo uma luta comigo mesmo há muito tempo, mas acredito que a vida é um dom de Deus. Penso que mesmo quando a vida começa numa situação horrível como um estupro é algo que Deus queria que acontecesse".

Em maio, Mourdock venceu o senador moderado Richard Lugar, uma das estrelas do Congresso em política externa e defesa, com o apoio dos extremistas da Festa do Chá, noticia o jornal online The Huffington Post, o sítio jornalístico mais visitado dos EUA.

Nenhum comentário: