terça-feira, 19 de junho de 2012

Mubarak está em estado crítico num hospital do Egito

A saúde do ex-ditador Hosni Mubarak piorou rapidamente hoje. Ele foi internado às pressas num hospital do Cairo, aumentando a incerteza no Egito, onde tanto o ex-primeiro-ministro Ahmed Chafik quanto o candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi, se proclamam vencedores da eleição presidencial.

Sua "morte clínica" ou "morte cerebral" chegou a ser anunciada pela agência de notícias estatal Middle East News Agency (MENA). Mas não foi confirmada. Aos 84 anos, Mubarak sofreu um acidente vascular cerebral e um ataque cardíaco que o deixaram em coma.

A notícia chegou rapidamente à Praça da Libertação, no centro da capital egípcia, onde centenas de milhares de manifestantes protestavam contra o Conselho Supremo das Forças Armadas, que reduziu os poderes do futuro presidente e reservou para si todos os poderes legislativos, inclusive de redigir a nova Constituição.

Há 15 dias, Mubarak foi condenado à prisão perpétua como responsável pelas mais de 800 mortes de manifestantes ocorridas durante os 18 dias da revolução que o derrubou, em 11 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário: