terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Primeiro-ministro do Iraque quer revolução tribal contra Estado Islâmico

Durante encontro com o governador da província de Ambar, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, convocou os líderes tribais sunitas do país para se levantarem numa revolução contra a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informou a televisão saudita Al Arabiya.

O governo central do Iraque, hoje dominado pela maioria xiita, faz um apelo às tribos sunitas. A desconfiança em relação ao governo central em Bagdá alienou a minoria sunita, que estava no poder há séculos, contribuiu para a ofensiva do Estado Islâmicos.

Dois subcomandantes da milícia era altos oficiais da ditadura de Saddam Hussein. Mas a extrema violência, a perseguição às minorias e a imposição de códigos morais ultrarrígidos contribuem para minar o Estado Islâmico, além da situação econômica.

Em reportagem divulgada hoje, o jornal inglês Financial Times observa que há sinais de um descontentamento crescente com o Califado proclamado pelo Estado Islâmico em junho passado nos territórios que ocupa, cerca de um terço do Iraque e um quarto da Síria. Seus súditos estão insatisfeitos com os impostos, o controle de preços e a precariedade dos serviços públicos.

O Estado Islâmico não estava nem está preparado para funcionar como um Estado.

Sem intervenção militar, só a revolta da população local e de seus líderes poderá derrotar o Estado Islâmico.

Nenhum comentário: