A milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) voltou a atacar hoje a capital da Afeganistão. Uma grande explosão atingiu o centro de Cabul pouco depois de um atentado com carro-bomba contra um veículo da Embaixada Britânica em que seis pessoas morreram, noticiou a televisão saudita Al Arabiya.
Depois das explosões, houve intenso tiroteio no bairro de Cabul onde ficam numerosas embaixadas.
O ataque é mais um desafio às autoridades afegãs às vésperas da retirada do grosso das tropas dos Estados Unidos, que invadiram o país em outubro de 2001 para desmantelar a rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro daquele ano, e derrubar o governo dos Talebã, que a abrigava.
A Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA. Retirar os soldados americanos é uma promessa do presidente Barack Obama desde a campanha eleitoral de 2008. Diante da ofensiva da milícia terrorista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, Obama mudou de posição e autorizou os 9,8 mil militares americanos que ficarão no país a entrar em combate ao lado das frágeis forças de segurança afegãs.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário