O antieuropeu Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) conquistou ontem à noite sua segunda cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, aumentando a pressão sobre o primeiro-ministro conservador David Cameron, que prometeu convocar um referendo em 2017 para decidir se o país vai continuar sendo membro da União Europeia (UE).
As duas cadeiras foram ganhas em eleições suplementares para preencher vagas abertas no meio do mandato do Parlamento atual, que vai até maio de 2015. O primeiro foi Douglas Carswell, eleito em outubro.
O novo deputado independentista, Mark Reckless, trocou o governante Partido Conservador pelo UKIP. Ontem, elegeu-se no distrito de Rochester e Strood, no Sul da Inglaterra, com 42% votos, contra 35% da conservadora Kelly Tolhurst e 17% do trabalhista Neushabah Khan.
Cameron prometeu reconquistar Rochester e Strood nas eleições gerais do próximo ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário