Uma coluna com 32 tanques, 16 sistemas de artilharia e 30 caminhões do Exército da Rússia invadiram hoje a região ocupada pelos rebeldes no Leste da Ucrânia, denunciou ontem o Conselho de Defesa e Segurança Nacional do país.
Nas últimas duas semanas, armas, equipamentos e suprimentos foram enviados às províncias rebeldes de Donetsk e Luhansk, especialmente aos lugares onde a luta nunca parou, apesar do cessar-fogo acertado em setembro.
A Rússia não mudou de posição. Sempre garantiu os suprimentos à rebelião instigada pelo Kremlin depois da queda do presidente ucraniano Viktor Yanukovich em fevereiro de 2014. Talvez tenha aumentado o volume de remessas agora porque o inverno se aproxima e vai dificultar o transporte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário