O primeiro-ministro social-democrata Victor Ponta sofreu uma derrota surpreendente para o candidato de centro-direita, Klaus Iohannis, no segundo turno da eleição presidencial na Romênia. Com 95% das urnas apuradas, Iohannis tinha 53% dos votos válidos contra 47% para Ponta.
Cerca de 3 mil manifestantes saíram às ruas do centro de Bucareste para festejar a vitória, resultado de um grande comparecimento às urnas atribuído ao medo de ameaças à democracia romena. A multidão se acalmou quando Iohannis, representante da comunidade alemã, fez um pronunciamento público: "Graças a vocês, uma nova Romênia está começando. Seu voto e sua voz são os alicerces."
A corrupção, a economia e as relações com a Rússia serão os maiores desafios do novo presidente, que terá de conviver com o atual primeiro-ministro, já que a centro-esquerda tem maioria no Parlamento.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário