Depois de uma semana de intensas negociações em Viena, na Áustria, o Irã e as cinco grandes potências com direito de veto nas Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha concordaram em prorrogar até 30 de junho de 2015 a conclusão de um acordo para desarmar o programa nuclear iraniano, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas.
Um acordo final é difícil, dada a resistência da linha dura iraniana, mas as partes, especialmente os Estados Unidos e o Irã não querem desperdiçar a oportunidade para uma reaproximação diplomática que reduz as tensões entre eles e no Oriente Médio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário