Um decidido oponente à presença militar dos Estados Unidos, Takeshi Onaga, ex-prefeito da cidade de Naha, foi eleito ontem governador da ilha de Okinawa, no Japão. O atual governador e candidato derrotado, Hirokazu Nakaima, admitia mudar a localização de uma base americana, mantendo-a na ilha.
O primeiro-ministro Shinzo Abe, que apoiou Nakaima, pode vetar qualquer decisão relativa à base americana, mas seria uma medida extremamente popular num momento de crise econômica. Abe pretende convocar eleições antecipadas para dezembro.
A presença militar americana em Okinawa é rejeitada pelos moradores da ilha por causa de diversos crimes, inclusive estupros, envolvendo os soldados dos EUA, que não estão sujeitos à lei japonesa. Os EUA mantém uma base militar em Okinawa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário