Apesar dos estímulos da política econômica do primeiro-ministro Shinzo Abe, a abeconomia, a inflação na economia japonesa baixou para 0,9% ao ano.
Esse número revela as dificuldades de Abe, no poder há dois, para reinflar a terceira maior economia do mundo, livrando-a dos males de estagnação e deflação, que se arrastam desde o início dos anos 1990s.
Uma das metas da abeconomia é uma inflação de 2% ao ano. O crescimento de preços registrou alta anual de 2,9% em outubro. Excluídos os alimentos frescos, a taxa baixou para 0,9%.
O consumo doméstico encolheu 4%. Foi o sétimo mês consecutivo de recuo da economia do Japão desde que o governo Abe elevou o imposto sobre circulação de mercadorias de 5% para 8%, em abril de 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário