A milícia terrorista muçulmana Boko Haram (Não à educação ocidental) atacou em 20 de novembro de 2014, perto de Doron Baga, um grupo de 48 mercadores da Nigéria que iam comprar peixe no vizinho Chade, informou ontem a agência de notícias Reuters. A notícia demorou a chegar porque os extremistas destruíram as torres de telefonia celular da área.
Na véspera, milicianos do Boko Haram haviam atacado a vila de Azaya Kura, matando 45 pessoas. Nos dois ataques, as vítimas foram mortas a facadas para não alertar as forças de segurança das áreas próximas. Há uma base militar com soldados da Nigéria, do Níger e do Chade em Doron Baga.
O governo nigeriano anunciou em outubro um cessar-fogo que levaria à libertação de 219 meninas raptadas em abril na cidade de Chibok, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria. Elas não foram soltas e a guerra continua.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário