Um bombardeio com aeronaves não tripuladas (drones) dos Estados Unidos matou Nabil al-Dahab, um dos comandantes do grupo Ansar al-Charia, ligado à rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, noticiou o jornal libanês The Daily Star.
Outro líder terrorista, Khawlan al-Sanaani, também conhecido pelo nome de guerra de Abu Maissara al-Hanki, foi morto por drones junto com outros 20 terroristas do grupo na cidade de Rada. Era um dos líderes mais procurados d'al Caeda na Península Arábica.
O Iêmen vive em guerra civil, com bombardeios de drones americanos contra milícias extremistas muçulmanas e uma guerrilha do grupo xiita huti, sustentada pelo Irã, contra o frágil governo do Iêmen, apoiado por Washington e pela rede Al Caeda.
Depois de resistir a duas semanas de ofensiva dos jihadistas da Caeda, os rebeldes hutis, que controlam a capital, Saná, tomaram Adin, que esteve sob o controle dos extremistas sunitas durante esse período. Os rebeldes teriam o apoio do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, deposto pela Primavera Árabe em 2012 depois de ficar quase 34 anos no poder. Ele está sob pressão dos EUA para deixar o Iêmen.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Drones dos EUA matam comandantes da Al Caeda no Iêmen
Marcadores:
Abu Maissara al-Hanki,
Al Caeda na Península Arábica,
Ansar al-Charia,
EUA,
houthis,
Iêmen,
Khawlan al-Sanaani,
Nabil al-Dahab,
Oriente Médio,
Terrorismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário