domingo, 23 de novembro de 2014

Ditador do Zimbábue muda lei para indicar sucessor diretamente

O ditador Robert Mugabe, no poder desde a independência do país do Império Britânico, em 1980, mudou o estatuto do partido do governo, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF, do inglês), para indicar diretamente seu sucessor, informou hoje a agência de notícias Reuters. As alterações devem ser ratificadas na próxima conferência do partido, a ser realizado de 2 a 7 de dezembro de 2014.

Antes da decisão de Mugabe, militantes do ZANU-PF tinham eleito os líderes do partido nas dez regiões do país, mas o presidente é o único candidato à liderança.

De herói da independência do país, a antiga Rodésia do Sul no Império Britânico, Mugabe foi se tornando cada vez mais autoritário, especialmente a partir do ano 2000, quando a oposição se organizou no Partido pela Mudança Democrática (MDC, do inglês).

Desde então, o ditador patrocinou grupos armados que invadiram as terras de propriedade dos brancos e passou a hostilizar o Ocidente, acusando os Estados Unidos e o Reino Unidos por todos os problemas do Zimbábue. Nos últimos anos, o país se aproximou da China em busca da ajuda internacional negada pelo Ocidente.

Nenhum comentário: