domingo, 2 de novembro de 2014

Forças pró-governo da Líbia retomam parte de Bengázi

O Exécito da Líbia e as forças secularistas comandadas pelo general Khalifa Hifter, aliado do governo provisório, retomaram alguns bairros de Bengázi, a segunda maior cidade do país, dominada por milícias extremistas muçulmanas, noticiou hoje a televisão árabe especializada em jornalismo Al Jazira. Pelo menos 36 pessoas morreram.

Há duas semanas, o general Hifter lançou uma ofensiva para tentar recapturar regiões do país em poder das milícias islamitas. Até agora, 254 pessoas na ofensiva.

Esta luta pelo poder entre facções rivais aumenta a violência, a instabilidade e a anarquia na Líbia. Três anos depois da queda e morte do ditador Muamar Kadafi, o país tem dois parlamentos concorrentes e o governo provisório não controla as duas maiores cidades líbias.

Uma das mílicias atacadas em Bengázi foi o grupo Ansar al-Charia, acusado pelo ataque contra o Consulado dos Estados Unidos na cidade em 11 de setembro de 2012, quando o embaixador Chris Stevens e três outros cidadãos americanos foram mortos. A ofensiva governamental recapturou um quartel a caminho do aeroporto de Bengázi.

Nenhum comentário: