Sob pressão de manifestações de protesto, o presidente Vladimir Putin deve deixar a reunião do Grupo dos 20 (19 países mais ricos do mundo mais a União Europeia) em Brisbane, na Austrália, antes do previstos, informou o jornal francês Le Monde, citando como fontes diplomatas da delegação da Rússia.
O homem-forte do Kremlin é alvo de protestos por causa da derrubada de um avião de passageiros da Malaysia Airlines supostamente abatido por rebeldes separatistas do Leste da Ucrânia apoiados por Moscou. Havia vários australianos a bordo.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, ameaçou peitar Putin pessoalmente.
Neste momento, diante da invasão da região ocupada pelos rebeldes da Ucrânia por tanques e tropas russas, há o temor para que o conflito de baixa intensidade se transforme numa guerra em grande escala.
Mais tarde, a delegação russa negou que Putin vá embora mais cedo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário